terça-feira, 16 de julho de 2013

Hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem

O universo do hipertexto transformou a forma de leitura e comunicação em todo o mundo. Através dele, a leitura se dá de forma dinâmica, interativa e não linear. Tudo o que necessitam as novas gerações, as quais estão cercadas de informação por todos os lados.
Estando a informação em vários espaços e sendo apresentada das mais variadas maneiras (textos, vídeos, imagens e sons), ela precisa estar disponível e ser acessada de forma dinâmica, fácil e eficiente, para que possa ser analisada, comparada, confirmada ou confrontada, e desta maneira a sociedade do conhecimento segue construindo sua história.
O hipertexto nos dá a possibilidade de estar em várias leituras simultaneamente. Ao pesquisarmos algum conceito, por exemplo, podemos encontrá-lo em diversos lugares, nos diversos sites de busca. Estando nele, este pode nos remeter a outros conceitos de mesmo ou diferente contexto ou até nos direcionar a outras leituras de pesquisa, notícia, entreterimento etc.
Falando em notícia, como outro exemplo muito claro da facilidade do hipertexto, pode-se comparar o jornal físico, de papel, com os sites de notícias. Enquanto que no primeiro temos acesso restrito, finito e desatualizado, no segundo temos acesso a milhares de informações e noticias, de qualquer parte do mundo e em tempo real.
Desta forma, a educação precisa também estar atualizada e aproveitar o mundo de informações e leituras, e perceber que nossos alunos atuais já convivem e apropriam-se no dia a dia destas leituras dinâmicas (hipertexto). E pode-se perceber também que esta geração torna-se, cada vez mais, uma geração de leitores, a qual pode não permanecer por horas devorando um livro literário, mas está em constante contato com o universo leitor.




O uso das tecnologias digitais facilita o acesso as mais diversas informações de maneira rápida, aumentando a autonomia dos estudantes.
As vantagens do uso destas ferramentas é que os alunos participam muito mais como leitores e pesquisadores fazendo novas descobertas e apropriando-se da aprendizagem de forma mais duradoura, enquanto o professor passa a atuar mais como um parceiro neste processo.
Com todas essas mudanças no contexto educativo tem-se levado os educadores a uma reflexão pelas inovações.

Focando no hipertexto, este tende afetar a forma de atuação do professor e do aluno. O professor pode tornar-se um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, assumindo características de parceiro do aluno. E o aluno, por sua vez, como o leitor do hipertexto, pode participar de forma mais ativa do processo de aquisição de conhecimentos,  já que este pode então elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, caminhos de seu interesse, acessando e possibilitando acrescer novos significados às informações que lhe são apresentadas.
Exemplificando, através do hipertexto o aluno tem a possibilidade de navegar de forma não linear, o que lhe permite novas descobertas, tanto confirmando suas certezas quanto levando-o a novas dúvidas e curiosidades, instigando-o assim a busca de novos conhecimentos.
Mesmo para o professor, os hipertextos apresentam-se como recursos importantes para organizar materiais diversificados, com um mesmo objetivo e de forma interdisciplinar, além de possibilitar a busca de atividades para os diversos níveis de aprendizagem.
Contudo, é preciso um olhar atento por parte do professor e do aluno ao navegar através de hipertextos. Ao mesmo tempo que o leque de possibilidades se abre diante de uma pesquisa, de uma leitura, o hipertexto pode levar o aluno e/ou o professor a sair muito além do foco de pesquisa e deixar de lado o objetivo principal de conhecimento a ser construído ou produzido.
Mas, muito mais que apresentar vantagens e problemas com a utilização do hipertexto, conclui-se que este é indiscutivelmente uma alternativa para o desenvolvimento cada vez maior, mais rápido e dinâmico, de uma sociedade em movimento e atuante no processo de sua própria construção.

Produção: 
Elizabeth Marques de Oliveira
Marilene Maria Anacleto

Nenhum comentário:

Postar um comentário