quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Mídia-educação no contexto escolar



Em 2011, na EMEF Atayde Machado, presenciei um trabalho muito legal que professora Tania Mara Gomes Machado desenvolveu com a turma do 5º ano. Tendo esta turma o Estado de Santa Catarina como conteúdo do currículo, a professora dividiu a turma em grupos, sendo que cada um deveria escolher uma cidade do estado para pesquisar e apresentar ao grande grupo através de slides ou vídeos.
Tendo a pesquisa ocorrido no recesso escolar, a professora sugeriu aos alunos que fossem viajar neste período, para fazerem suas pesquisas sobre a cidade visitada e assim poderem fotografar ou filmar o local pessoalmente para sua apresentação. E assim, foram apresentados trabalhos muito interessantes com produções de slides e vídeos.
Analisando o trabalho pôde-se observar o interesse e dedicação dos alunos e a participação das famílias, tanto para o desenvolvimento da pesquisa quanto para a produção da apresentação.  Percebe-se que no caso, os alunos foram instigados a produzirem suas mídias e não apenas utilizarem mídias prontas e disponíveis para acesso. O que confirma o que diz Silvio P. da Costa: “um aspecto importante [...] da mídia na educação: a importância de que promovamos a produção das mídias na escola, não apenas a sua recepção”.
Como exemplo, segue a produção da aluna Marina Flores Olegar, que desenvolveu sua pesquisa e produção sobre a cidade de Lages:


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Objeto Digital do Portal do Professor

Alfabetização

Chiclete


Episódio do programa Orto e Grafia, apresentado pela TV Escola; Utiliza o teatro de bonecos para ensinar a grafia correta de algumas palavras com -x e com -ch.

Objetivo: Ensinar a ortografia de palavras com -x e -ch, de forma dinâmica e divertida.



Sílabas


Vídeo do programete Mais Educação que apresenta as sílabas e sua classificação de uma forma dinâmica e objetiva. Faz uso de exemplos e analogias.

Objetivo: Apresentar as sílabas, bem como sua classificação, através de um formato mais dinâmico e contextualizado.


Objeto Digital do Portal do Professor

Uma das dificuldades do deficiente visual é que os demais à sua volta não conhecem o Sistema Braille de leitura para cegos. O Braille Virtual é um curso on-line baseado em animações gráficas e destinado à difusão e ensino do sistema Braille a pessoas que vêem.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A tecnologia está onde menos se imagina!

Você consegue imaginar uma música que seja reproduzida com o corpo humano? Bem, agora imagine uma música que, para ser tocada, precise do corpo humano em movimento. Pense em como seria uma música que, para ser tocada, precise de muitos corpos em movimento. Sim, sim, só os corpos; os únicos instrumentos são corpos em movimento. É, entretanto, de música que estamos falando; não podem ser corpos em qualquer movimento, é preciso, portanto, que os movimentos sejam coordenados.



Essa obra, aparentemente, não lança mão de qualquer tecnologia em sua execução. Mas imagine, agora, como foi escrita a partitura dessa obra que não usa qualquer instrumento em sua execução, além de corpos em movimento.
Veja como a partitura foi escrita em um editor de apresentações, tendo sua composição com suporte na tecnologia digital:
http://www.eproinfo.mec.gov.br/upload/ReposProf/Tur97045/img_upload/Saltos_no_Tempo.ppt#262,7,Slide