sexta-feira, 21 de junho de 2013
Estudantes digitais
Analisando os vídeos propostos pude refletir um pouco mais sobre a educação na era digital.
Realmente, nós adultos de hoje não conseguimos compreender o desinteresse dos alunos por nossas aulas. Para nós, é comum entrarmos numa sala de aula e aguardarmos enfileirados, um professor/mestre que, conforme vídeo, era o único provedor da informação, o qual, nos transmitia todo conhecimento almejado. Mas, não somos culpados por isso, esta foi a nossa época, o nosso ensino, a nossa cultura e tradição. E foi assim que aprendemos, que nos desenvolvemos e hoje somos professores com muito a ensinar.
Devemos considerar também, que estamos em época de transição, nascemos no século XX e devemos lecionar no século XXI, na era digital, a qual chegou a nossas vidas posteriormente. Estamos, portanto passando por uma metamorfose educacional, na qual, a forma de ensinar e aprender toma novos rumos, ainda desconhecidos por nós, professores aprendizes digitais.
Neste sentido, também não conseguimos compreender nossos alunos digitais, da era digital, já que estes, também passam por conflitos e necessitam de professores mediadores e não “provedores”; necessitam de professores que os envolvam, que os ensinem a pensar, pois as informações já estão aos seus olhos; estes tem o “controle remoto” nas mãos e só precisam selecionar, analisar e saber o que fazer com toda a informação ao seu alcance.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bonito seu blog, aliás muito boas são sua reflexões.
ResponderExcluirbjkas
Angelina
Olá Mari,
ResponderExcluirParabéns pelo espaço. Já começou em alto estilo.
Um abraço.
Leila